O canote é um tubo onde se encaixa o selim da bicicleta. Fácil até aqui. Antigamente era bem pequeno feito de ferro, amarrado com uma abraçadeira e não permitia muitas variações. Hoje existem canotes de várias dimensões. O diâmetro pode variar de 22 a 35 milímetros, sendo 27.2mm para mountain bikes e 25.4 mm para bicicletas de bicicross. O comprimento, outro ponto crucial, varia de 75 a 430 milímetros. Materiais também variam e hoje você encontra canotes feitos de aço, alumínio, fibra de carbono e titânio.
Essa questão das dimensões e variações não deve ser subestimada. É essencial que o canote possa ser regulado para permitir que você consiga fazer os ajustes necessários de modo que o selim fique numa posição confortável, o que impede as dores nos joelhos, por exemplo. Essencial, viu? Além de permitir variações, no entanto, o canote tem que ser resistente, uma vez que é esse componente que garante a sustentação do ciclista e suporta seu peso. E leve, porque qualquer peso adicional é…peso adicional que você vai precisar carregar.
O canote também deve encaixar perfeitamente no quadro da bicicleta. Um canote muito longo, e o risco é quebrar. Um canote muito curto pode não dar encaixe perfeito. De todo modo, a parte do canote que vai encaixada no quadro da bike tem que respeitar rigorosamente as recomendações do fabricante. Todos têm uma marcação com o limite minimo de inserção. Fique de olho nisso porque quebrar o quadro por essa razão é bem mais comum do que você imagina.
Existem canotes de selim com carrinho, que possuem melhor fixação, têm visual mais moderno e permitem regulagem e canotes de selim sem carrinho, mais simples, com abraçadeira acoplada.
Os canotes são peças tão importantes que não param de se sofisticar. No entanto, poucos foram tão eficazes em cumprir o esperado, que é segurar o selim, no ângulo que você quer e mantê-lo perfeitamente nivelado, como o clássico modelo Gran Sport de parafuso duplo, lançado pela Campagnolo, em 1958.
Outro detalhe importante, o canote sofre com a lama e a sujeira que a roda de trás ajuda a espalhar. Isso pode fazer com que emperre dentro do quadro e adeus regulagem! Por isso, deve ser periodicamente removido do quadro, limpo, polido e untado. Isso é particularmente importante caso sua bike não tenha para-lamas ou se você andou muito na chuva e na lama. A ranhura no encontro entre o canote e o quadro pode ser coberta de graxa a fim de dificultar penetração de água. Se sua bike é de carbono, no entanto, hoje existe um produto especial que você deve preferir para substituir a graxa.
E última dica: cuidado na hora de apertar a braçadeira que fixa o canote no quadro. Não aperte demais (o que a gente pode acabar fazendo sem se dar conta) para não tencionar as soldaduras e acabar entortando, fechando ou quebrando o terminal do quadro da bicicleta.
Segurança, leveza e desempenho! Os canotes KSW para selim de bicicleta são fabricados no Brasil em alumínio especial 6061. Os produtos atendem às normas técnicas da NBR e podem ter impressão de inserção mínima e gravação de logomarca. Consulte nosso time comercial para não errar na hora de comprar o melhor canote para sua bike.