Edu Capivara visita fábrica da KSW
Mais uma vez recebemos nosso parceiro e amigo Edu Capivara, do canal Pedaleria, em nossa sede! A ideia era mostrar aos inscritos como funciona uma fábrica de bicicletas 100% brasileira, exibindo o delicado e longo processo de produção, desde o projeto em 3D até o fechamento da embalagem.
Projeto 3D
Cada peça e componente são desenhados em um programa tridimensional, nos mínimos detalhes. Assim, é possível produzir todos encaixes e formatos, para que tudo saia nas medidas perfeitas.
Matéria-prima
O alumínio é comprado em tubos e o processo de corte é feito ali mesmo, na fábrica. Antes de utilizar o material, nossa equipe o testa em laboratório, para saber se suas especificações estão adequadas às necessidades. Pensando na sustentabilidade, a KSW procura usar 100% do alumínio, derretendo as sobras e reutilizando as mesmas.
Equipamentos
Buscando otimizar o tempo de produção, as máquinas de corte são as mais modernas do mercado. Elas se conectam aos desenhos 3D e fazem automaticamente cada um dos componentes, com suas roscas e angulações perfeitamente medidas. Depois disso, a etapa é a solda, localizada em um terminal específico e com profissionais que fazem o processo manualmente, seguindo um padrão minucioso.
Produto final
Após idas e vindas no forno, para garantir a rigidez necessária do material, o quadro vai para a estação de pintura à pó, ou pintura eletroestática! A seguir, são aplicados os adesivos e o verniz – fosco ou brilhante. Por fim, um técnico verifica alinhamento, pintura, adesivagem, verniz e todas as medidas, o que garante a alta qualidade do produto final.
Finalizado o processo de fabricação do quadro, ele vai ser cuidadosamente embalado ou usado numa bicicleta completa. Você consegue todos os modelos aqui.
Siga o canal da Pedaleria no YouTube e não perca os vídeos!